Fogão a Lenha

E indiscutível, já sabemos que cada elemento de uma propriedade permacultural desempenha varias funções. Vamos relatar algumas funções de um fogão a lenha, feito de tijolos:
- Fazer comida , alimentação da família.
- Aquecer água: pia, chuveiro, tanque de lavar roupa…
- Aquecimento da casa, conforto.
Podemos ainda acoplar ao fogão uma unidade para desidratar frutas, plantas medicinais, temperos, erva mate, etc.
E facilmente poderíamos achar outras funções mais, de acordo com as necessidades e gostos. Estou por exemplo, escrevendo este texto sentado ao lado de um destes fogões, a água do chimarrão que estou tomando está na parte da chapa que mantém a temperatura ideal de chimarrão, é trabalho meu também cuidar do almoço no fogão, que na verdade não dá trabalho nenhum, com a prática você coloca a panela no ponto da chapa com a temperatura ideal para o cozimento da comida que tem na panela.
Ah! uma pergunta: Quem nunca deixou o arroz queimar, cozinhando no fogão a gás?Vou agora elogiar Celene, minha esposa, nunca vi o arroz queimado, sem contar o sabor da comida. Celene para disfarçar diz que basta não deixar faltar lenha, outra vez estou tranqüilo, lenha é barata, tem na propriedade e o consumo de um fogão não é grande. O trabalho de botar lenha para um mês é de meia manhã, só lembrando que vai ter feijão no almoço. Não posso dizer o que é mais barato: lenha ou gás, há muito tempo não compramos mais gás.
Fiz o fogo no fogão ainda bem cedo e será mantido o dia todo, mas não importa o resultado, também faremos bananas desidratadas na estufa acoplada ao fogão.
È indispensável ter um fogão a lenha, ainda mais se ele for de tijolos, dura muito tempo, se bem feito, digamos 100 anos, mesmo à noite quando o fogo apaga, o fogão mantém o ambiente aquecido pois é uma grande massa aquecida e liberando calor.
Não sou muito bom para escrever, mas garanto: Fogão a lenha de tijolos, é muito bom.
Para a Construção do Fogão, devem ser usados Tijolos maciços.
A continuação temos alguns desenhos de um fogão com circulação de ar quente em circuito fechado e inverso, ao redor do forno.

Passo a passo do fogão a lenha construído por Remi
Beckhauser na propriedade de Rui Ortiz, São José do Cerrito
(maio 2003)

Fonte:
Texto de Remi Beckhauser, em:
TIMMERMANN,J.;ORTIZ,P.M.;RODRIGUES,J;
MARQUES,M: BECKAUSER,R.
Curso de construções alternativas, construção
da zona 1. São José do Cerrito/SC: IPAB -
Instituto de Permacultura Austro Brasileiro, 2003.

Deixe uma resposta